No meu criado-mudo ... #Biblioteca - Papel-manteiga para embrulhar segredos: receitas culinárias, de Cristiane Lisbôa

em sábado, agosto 02, 2014

... "K" estou novamente, meus amores! 
Vocês nem imaginam de quantas idéias vivem fervilhando em minha mente para postar por aqui... pena que o tempo não coopera... #snif

Fazia tempo que não escrevia nada na tag #No_meu_criado_mudo ...
No dia das mães passado - deste ano, é claro - me dei de presente algo diferente. (Além de ganhar outros livrinhos fofos da minha @nathalyalberti , esse em especial quis comprar pra eu mesma). 
Este livro é tão fofo, gentem...é dividido em duas partes: Cartas salgadas e cartas doces.
Siiiim! Antônia escreve para sua bisavó...e sempre junto com a cartinha, vai também uma receitinha...doce ou salgada.
Também tenta driblar o gênio difícil da senhorita Virgínia, sua professora de culinária e aquela que faz questão de não "deixá-la sair da realidade". 
É um livro que você lê num único dia e saboreia cada página...
Sugiro uma bela xícara de chá bem quentinho e a companhia de um edredom beeeem fofinho. 


Sinopse

Neste livro a escritora conta a história de uma moça que 

foge de casa para estudar gastronomia na casa (e também 

restaurante) da renomada e excêntrica chef, Senhorita 

Virgínia. E acaba descobrindo que gosta mesmo é de 

comida, fogo e aromas. Exatamente nesta ordem. O 

romance é contado através de cartas que a protagonista 

Antônia envia para sua bisavó. Não há datas, não se sabe 

exatamente onde ela está e as receitas são sumariamente 

contrabandeadas através destas cartas. O livro conta com 

65 receitas assinadas pela gastrônoma Tatiana Damberg. 

No cardápio estão comidas da culinária internacional e vão 

desde uma simples sobremesa como 'ambrosia', passando 

por acompanhamentos como 'batatas gratinadas', até 

pratos 

principais como 'guisado de cabrito com anis estrelado' e 

'omuraisu com nirá', emprestado da culinária oriental.

Nome: Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos: Cartas Culinárias
Autor: Cristiane Lisbôa
Editora: Memória Visual
Edição: 1
ISBN: 9788589617024
Ano: 2006
Páginas: 104
Sugestão de onde comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria Saraiva
Descobrí este livro navegando aqui e ali... e me apaixonei! Precisava adquirir a obra!!!




A capa é toda delicada, linda mesmo...





...estou louca para testar algumas destas receitas e me conhecendo, como boa formiga que sou, com certeza começarei pelas "cartas doces" rsrs
O bastidor bordado é da loja da menina!
Além de bordados, a menina inventa uma série de fofurices!!!
Caso você queira adquirir, dá uma passadinha por lá, tá? :D

E para me ajudar nas fotos, minha Pullip, a Mitchel, fez as honras! 
Aliás, falei dela aqui





Cristiane Lisbôa (a autora) tem 24 anos, não sabe cozinhar e lançou outros dois livros: Pequenos pedaços soltos de histórias de amor às vezes verdadeiras - Editora FinaFlor, 2012 - e Deles e quase o resto - Editora FinaFlor 2004. 
Tatiana Damberg (preparou as receitas) é gastrônoma por vocação, desde pequena, quando acompanhava o pai à feira e decorava as tortas de sua mãe. Edita o já conhecido site http://www.mixirica.com.br
(vide orelha do livro):

Este Papel-manteiga não forra fôrmas, sequer se deixa descansar nele a cobertura do bombom. Esse papiro é compatível com a língua, a física e a falada, pode-se embrulhar nele sabores factíveis e ficcionais. Livros que receitam são tão íntimos quanto o amor.
Receitas são letras e não o bolo em si, a bandeja. Porque palavras se transformam em bolo se você quiser. Eis um romance permeado por receitas até para quem não tem fogão. Cozinhe e faça a sesta, uma vez que as cartas/capítulos deste romance levam o leitor ao sombreiro que a boa literatura traz aos bons de prato.
Ingredientes unidos por Tatiana Damberg, em alquímica sabedoria, encontram seu cozimento nas graças de Cristiane Lisbôa, que faz literatura até com miolo de pão. A forma como se escolhe os ingredientes, como se perfuma as panelas e se deixa cozer as carnes foi, é, e sempre será misteriosa para quem a faz, imagine para quem a lê. Tem em mãos um romance epistolar, receitas solares e madrigais. Alcance uma poltrona e dispense o guardanapo.
Ninguém está olhando.

(Andréa del Fuego)



Gostaram do livro do meu criado-mudo?
(Um deles, néanh... porque tenho mania, como já havia dito em algum lugar no blog, que costumo ler 453634,3463 livros ao mesmo tempo...hehehe
Então, em breve, postarei mais dicas de leitura para vocês! :D 

*Imagem acima carinhosamente emprestada do facebook do meu amigo querido, Lú!  (Nossa amizade vem desde o meme do yahoo, néanh Lú? rs)

E vocês...o que estão lendo do momento?


Huuuuum!!! Tem um vídeo beem legal no Chiquitssimo com a Nathaly!!!
Êbaaaa!!! Só clicar aqui

E para fechar com chave de ouro...


O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz. – Números 6.24-26

Besitos!!! Bona tarda!!
Hasta!!!


Nenhum comentário , comente também!



Topo